Cursos disponíveis

Curso de introdução ao Revit, com aproximadamente 24h de duração, com a principais ferramentas para o desenvolvimento de um projeto de pequeno porte. Com esse curso, o aluno poderá desenvolver uma casa completa e dar inicio na ferramenta BIM mais utilizada no mercado. Esse curso é parte integrante do Módulo Básico do curso Master em Revit com formação completa em todas as disciplinas. Ao final do curso Revit Starter, o aluno poderá dar sequencia ao curso Master em Revit para ter condições de ser aprovado na prova de certificação oficial da Autodesk.

Formação Master em Revit®

Idealizada e desenvolvida pelo Mestre em CIM (City Information Modeling), Arquiteto e diretor executivo do Grupo AJ, Alexander Justi.

O diferencial da Formação Master em Revit® é apresentar as ferramentas do Revit Architecture, Revit Structure, Revit MEP (Instalações prediais) a partir da Metodologia Justi, com o foco no desenvolvimento de uma situação real de projeto, com vários profissionais e disciplinas diferentes, com problemas reais de comunicação entre equipes, e com isso, criar profissionais qualificados e especialistas em todo o processo de planejamento e projeto de uma edificação.

Durante o curso, será desenvolvido um projeto de grande porte com o Revit Architecture para o desenvolvimento de todas as fases de um projeto (anteprojeto, legal e executivo). Em seguida, serão desenvolvidos os projetos de estrutura e instalações (elétrica, água quente, água fria, incêndio, ar condicionado, gás e esgoto) para estudo de interferências entre projetos.


Interessado em fazer compatibilização com arquivos em BIM? Checagem de interferências com geração de relatórios? Planejamento 4D das etapas da sua construção? Visualizar arquivos juntos quevieram de diferentes softwares? Fazer comentários e animações de forma facilitada? O Navisworks pode fazer tudo isso e muito mais! Torne-se um profissional diferenciado ao dominar uma ferramentautilizada em todo o mundo!

A formação Orçamento em BIM – 5D do Grupo AJ, tem como objetivo efetuar orçamentos mais precisos e um cronograma físico financeiro mais realista e previsível, devido a riqueza de informações disponíveis no modelo e na sua forma automática.

A formação também aborda à extração de quantitativos e insumos, com enfoque absolutamente prático, usando de exemplos e situações reais do dia a dia das áreas de Engenharia e Arquitetura

Essa nova metodologia aliada com suas ferramentas tecnológicas, proporciona ao profissional de orçamento uma nova perspectiva, com foco na análise estratégica dos dados, ao invés de gastar um grande e valioso tempo em tarefas operacionais voltadas à extração dos mesmos.

Objetivos Específicos:

Projetos necessários para elaboração do orçamento;

Especificações, Memorial Descritivo e Cadernos de Encargos;

Metodologia de quantificação de projetos com respectiva memória de cálculo;

Quantificação de projetos por meio de tabelas auxiliares de levantamento;

Aplicação da quantificação como ferramenta de gestão da construção;

Indicadores de consumo de materiais, mão de obra e produtividade;

Tabelas ABC de insumos;

Orçamento analítico e sintético;

BDI (Benefícios e Despesas Indiretas)

CUB (Custo Unitário Básico);

Precisão do orçamento de obras;

Estimativas de etapas da construção;

Fluxo de orçamentação;

Quadro de traços;

Índice de produtividade da equipe;

INCC Índice Nacional de Custo de Construção;

Custo direto e indireto

Características do orçamento;

Graus do orçamento;

Fases do orçamento;

Normas e Legislações

Aplicando do BIM com ORÇAFASCIO (ORÇABIM);


O planejamento de obras tem como finalidade fornecer as diretrizes sobre 4 aspectos essenciais de qualquer empreendimento, como: custos, prazos, qualidade e satisfação do cliente.

Através de um planejamento completo e detalhado, a empresa pode ter uma visão real da obra, com base para a tomada de decisões adequadas ao longo da execução do projeto. Por isso, é fundamental que os profissionais responsáveis por cada etapa do planejamento, conheçam bem as particularidades do setor e saibam gerenciar tarefas e pendências de forma otimizada e inteligente.

O objetivo principal do curso é criar profissionais qualificados e especialistas em todo o processo de planejamento e acompanhamento dos orçamentos. Eles ficarão capacitados a: conhecimentos, métodos e capacidade de liderança, para atuarem como planejadores de obras enfocados em resultados, dentro dos 4 aspectos essenciais dos empreendimentos.

Serão abordados durante o curso, problemas reais dos processos de planejamento e da execução de obras, importância da liderança para o alcance dos resultados e do acompanhamento sistemático para que os empreendimentos cheguem ao final, dentro dos parâmetros estabelecidos na fase de planejamento.